Crédito Agrícola retomado este ano

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

O Governo Provincial do Bié pretende retomar o programa de “Crédito Agrícola de Campanha” ainda este ano, paralisado há mais de três, garantiu o director da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Segundo Marcolino Rocha Sandemba, o programa prevê contemplar mais de 300 famílias camponesas da região, “numa altura em que o país necessita de diversificar a economia com a aposta na agricultura”. A ideia, segundo a fonte, consiste em potenciar os agricultores da região com mais inputs agrícolas, entre os quais gado de tracção, charruas e outros instrumentos de trabalho.
Na presente campanha agrícola foram cultivados mais de 1.600 hectares de terras aráveis mecanizados nos municípios do Cuito, Camacupa, Cuemba, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Andulo, Nharêa e Chinguar. O Crédito Agrícola de Campanha é um programa de financiamento instituído pelo Executivo, de apoio à agricultura, envolvendo o Banco de Poupança e Crédito, de Comércio e Indústria, Sol e Africano de Investimentos Micro Finanças. O compromisso inicial de crédito assumido pelos quatro bancos foi de 120 milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de kwanzas), a que se somam os 30 milhões de dólares (cerca de três mil milhões de kwanzas) reservados para a concessão de créditos de apoio ao escoamento dos produtos agrícolas produzidos pelos beneficiários do crédito de campanha. Ao todo, são 150 milhões de dólares (cerca de 15 mil milhões de kwanzas) de Crédito Agrícola de Campanha com taxas de juros bonificados e prazos de reembolso mais extensos. Desde a sua criação, os quatro bancos gestores do crédito agrícola de campanha, nomeadamente o de Poupança e Crédito (BPC), o Sol, o de Comércio e Indústria (BCI) e o Africano de Investimentos (BAI Micro Finanças) concederam já créditos a 11.974 camponeses nos primeiros quatro meses de actuação, num montante de cerca de dois mil milhões kwanzas, o equivalente a 20 milhões de dólares.
O montante foi distribuído pelos camponeses das províncias do Huambo, Bié, Huíla, Benguela, Bengo, Malanje e Luanda.

FacebookTwitterGoogle+