Correios efectuam transferências internacionais

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

A Empresa Nacional de Correios de Angola e a Western Union Company  rubricaram, no início da semana, um acordo que visa disponibilizar pela primeira vez serviços de transferências de dinheiro aos utentes da rede dos correios.

Segundo uma nota de imprensa, o acordo vai permitir aos consumidores enviar e receber pagamentos locais e internacionais em minutos, através das agências dos Correios e da Western Union em Angola.
O vice-presidente Regional para o Sul e Leste em África da Western Union, Richard Malcolm, manifestou a sua satisfação pelo “início desta colaboração com os Correios de Angola”. “Estamos confiantes que iremos expandir a rede de oferta dos serviços da Western Union. Encorajamos a vinda de investimentos para Angola e temos a certeza de que o país vai continuar na rota do crescimento e do desenvolvimento”, disse.
Para Richard Malcolm, a Western Union pretende oferecer soluções de remessas acessíveis para todos em Angola, um mercado chave em África. “Estamos empenhados em tornar as remessas mais acessíveis e acreditamos que este é o primeiro passo para facilitar a inclusão financeira em Angola”, sublinhou.
No entender de Richard Malcolm, o acordo demonstra o valor que a rede internacional traz aos agentes participantes, neste caso o serviço nacional de correios de Angola, assim como tem feito noutros locais. Já a presidente do conselho de administração dos Correios de Angola, Maria Luísa Andrade, disse que o seu organismo anseia em continuar a participar no desenvolvimento económico do país e “a parceria com a Western Union permite-nos facilitar a conectividade através do território angolano, mantendo os nossos serviços relevantes nos anos vindouros”. O documento indica que a  rede de agências de correios em Angola tende a ter um maior alcance em zonas rurais e remotas do que as agências bancárias, sendo importantes agentes na expansão dos serviços de remessas.
De acordo com um estudo da União Postal Universal (UPU), mais de 80 por cento das agências de correios na África subsaariana situam-se fora das três maiores cidades de cada país, onde reside 82,5 por cento da população.

Serviço de grande alcance

Estes serviços permitem um alcance único junto das populações imigrantes e dos que estão fora do sistema bancário. Neste contexto, ao associar os serviços de remessas a serviços baseados em contas postais, a Western Union vai facilitar a criação de contas poupança de forma mais fácil e acessível, motivando os destinatários das remessas a guardar o seu dinheiro. A Western Union oferece uma forma rápida, conveniente e fiável de enviar e receber dinheiro através dos canais tradicionais, online e móvel de uma rede de mais de 500 mil agentes em mais de 200 países e territórios.
O estudo da União Postal Universal (UPU) diz que  os países africanos têm registado um elevado crescimento económico e significativos níveis de investimento, como é o caso de Angola, cuja taxa de crescimento, para 2014, está estimada em 4,8 por cento.
Num recente relatório a consultora Oxford Economics indica que este crescimento tem sido alimentado pela entrada de capital de investimento directo estrangeiro. Na sua maioria, este investimento é motivado pelas significativas reservas petrolíferas e de minérios do país, assim como pelo período de estabilidade política que o país vive.
Já a Ernst & Young reporta entradas de mais de 10 mil milhões de dólares (um trilião de kwanzas) em investimento directo estrangeiro em Angola, em sectores de actividade não petrolífera.
A par disso, o número de imigrantes no país tem aumentado, à medida que os investidores enviam trabalhadores para auxiliar os angolanos na implementação de projectos em sectores de actividade tão distintos como o desenvolvimento de infra-estruturas, agricultura, educação e imobiliário.

Western Union

A Western Union tem a líderança de serviços de pagamento globais. Com as suas marcas Vigo, Orlandi Valuta, Pago Fácil e Western Union Business Solutions, a Western Union oferece a consumidores e empresas formas rápidas, fiáveis e convenientes de enviar e receber valores financeiros no mundo inteiro, enviar pagamentos e fazer compras com ordens de pagamento.
No final de Junho de 2014, os serviços sob as marcas Western Union, Vigo e Orlandi Valuta estavam disponíveis numa rede combinada de mais de 500 mil agências em 200 países e territórios, e mais de 100 mil multicaixas.
Em 2013, a Western Union Company realizou 459 milhões de pagamentos empresariais, e 242 milhões de transacções entre consumidores, movimentando 82 mil milhões de dólares entre pessoas individuais.

Correios de Angola

A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola E.P., que opera sob a marca Correios de Angola, é a empresa estatal responsável pelo serviço de correios em Angola.
Actualmente, a empresa conta com 60 estações postais activas em todo o território nacional e cerca de 900 funcionários que asseguram o serviço postal e outros serviços/produtos dentro do conceito de “Loja Postal”, espaços multifuncionais que oferecem à população uma variada gama de serviços e produtos.
A empresa é membro da União Postal Universal (UPU), uma Organização das Nações Unidas (ONU) que agrupa os serviços postais de cerca de 190 países e regiões autónomas e faz parte da cooperativa EMS.
A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola – Correios de Angola E.P. foi criada em 1980. Através dos Decretos 16/80 e 17/80 do Conselho de Ministros, passou a designar-se Empresa Nacional de Correios e Telégrafos-UEE.

FacebookTwitterGoogle+