Consulado de Lisboa entrega Bilhetes de Identidade a cidadãos angolanos

O Consulado Geral de Angola em Lisboa, procedeu sexta-feira, naquela cidade lusa, a entrega formal de Bilhetes de Identidade a cidadãos angolanos resultante da recolha de dados biométricos do Programa de Registo Civil Especial e Gratuito realizado de 6 a 19 de Abril deste ano.

De acordo com um documento do Consulado Geral em Lisboa a que a Angop teve acesso hoje (sábado), refere que a cerimónia foi orientada pelo embaixador José Marcos Barrica, tendo sido o diplomata a fazer entrega do primeiro BI.

Segundo o documento, nesta primeira fase foram emitidos mil 380 Bilhetes de Identidade para Portugal, sendo que Lisboa beneficiou com cerca de 700 BI.

Os requisitos para tratar o BI foram o assento de nascimento ou certidão completa do registo civil válida (passados pelas conservatórias do Registo Civil de Angola ou transcritos na Conservatória de Registos Centrais de Angola).

Todos os documentos foram antes autenticados pelos oficiais da Conservatória do Registo Civil presentes no local.

O Programa Especial Gratuito de Registo Civil foi organizado pela embaixada de Angola em Portugal, através do Consulado Geral de Lisboa, em parceria com os Ministérios angolanos do Interior, da Justiça e dos Direitos Humanos.

Estiveram presentes na cerimónia o director geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, João Fortuna Pessela, o Consul Geral de Angola em Lisboa, Narciso do Espírito Santo Junior, a Directora Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, Felismina da Costa, o director Nacional do Instituto do Registo e do Notariado, Claudino Filipe.

Após o acto de entrega dos BI, a delegação angolana, reuniu com os líderes das Associações Angolanas em Portugal, tendo auscultado as suas preocupações.

FacebookTwitterGoogle+