Apresentado novo cônsul geral de Angola em Lisboa

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apresentou a comunidade angolana residente em Portugal o novo cônsul -geral de Angola em Lisboa, Narciso do Espírito Santo Júnior.

A cerimónia que decorreu no passado fim de semana em São João da Caparica, marcou também o encerramento das actividades alusivas aos 41 anos da independência nacional em território português .

Na ocasião, José Marcos Barrica disse confiar nas capacidades e experiência do novo cônsul – geral e que ” vão contribuir para a melhoria do trabalho consular junto dos cidadãos angolanos, estrangeiros e demais prestadores de serviços ” .

No seu discurso de apresentação, o novo cônsul – geral de Angola em Lisboa, agradeceu as palavras de encorajamento e de apoio que lhe foram endereçadas pelo embaixador de Angola em Portugal ,José Marcos Barrica .

Dirigindo – se aos membros da comunidade angolana presentes ao acto, Narciso do Espírito Santo Júnior, manifestou total empenho e disponibilidade em trabalhar com as várias associações locais e parceiros institucionais , no sentido de minimizar as dificuldades e preocupações que ainda afligem a comunidade angolana residente em Lisboa.

” Sou um servidor público .Estou ao serviço de Angola e dos angolanos. Estou aqui para um trabalho de continuidade, cooperação e inclusão . Irei primar por uma relação de proximidade e respeito pelos princípios consulares de que estou investido, e que são :a defesa dos interesses do Estado angolano e da sua comunidade aqui residente ” , disse.

Falando em nome da Federação das Associações angolanas em Portugal, o seu presidente, Jerónimo David António, disse estar disponível a ajudar o novo cônsul e respectivo Consulado Geral e demais instituições angolanas representadas em Portugal, na protecção dos interesses da comunidade angolana residente na Grande Lisboa e margem sul.

Na Gala, que contou com a presença de cerca de mil pessoas, entre os quais os cônsules-gerais da República de Angola no Porto e Faro, Domingos Custódio Vieira Lopes e Luís Alonso Galiano, respectivamente, foram homenageadas as funcionárias de recrutamento local do Consulado Geral, designadamente Maria Agostinho (Nocas) e Ana Candongo, pelo tempo de serviço (27 anos).

Durante o acto, houve também a leitura de mensagens de boas-vindas ao novo cônsul – geral por membros de associações culturais, académicas e religiosas com reconhecido trabalho em prol do desenvolvimento das comunidades angolanas em Portugal .

A actividade encerrou com um momento cultural que foi abrilhantado pelos artistas angolanos Giovanni, Master Jake, Konde e Euclides da Lomba.

Quadro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, onde ingressou no ano de 1982, Narciso do Espírito Santo Júnior, já exerceu funções diplomáticas nas embaixadas de Angola no Gabão no antigo Zaíre ( actual RDC ) e na ex – Jugoslávia .

Foi ainda cônsul – geral de Angola em Joanesburgo ( África do Sul ) , e director-geral adjunto do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares do Ministério das Relações Exteriores.

Substitui nas funções, Cecília Baptista que terminou o exercício das suas funções em Lisboa .

O Consulado Geral de Angola em Lisboa tem como jurisdição os distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria, Santarém , Alto-Alentejo, parcialmente o distrito de Coimbra e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores .

FacebookTwitterGoogle+