Apresentação Oficial do Cônsul Geral de Angola em Lisboa, na Região Autónoma da Madeira

 

O Cônsul Geral de Angola em Lisboa, Sr. Dr. Narciso do Espírito Santos Júnior, iniciou no dia 26 de Abril, quarta-feira, a sua primeira visita oficial por quatro dias à Região Autónoma da Madeira. Acompanharam-no para esta Missão de Serviço o Sr. Mário Silva, Vice-Cônsul do Sector das Comunidades e Coordenador do evento, a Sra. Constância Van-Dúnem, Vice-Cônsul do Sector do Notariado, o Sr. Wilson Muquixe, Adido Financeiro e a equipa técnica da Comissão de trabalho.

Durante a visita a Comissão de Trabalho, Sr. Mário Silva, Vice-Cônsul, recebeu em audiência Membros da Comunidade Angolana residentes na Região Autónoma da Madeira, que apresentaram algumas preocupações da Comunidade.

O Chefe da Missão Consular e a sua Comitiva foram recebidos na Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus do Governo Regional da Madeira, pelo Dr. Sancho Gomes, Adjunto do Secretário Regional e Coordenador do Centro das Comunidades Madeirenses, em representação ao Dr. Sérgio Marques, Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus. Esta visita foi uma visita de cortesia com o objectivo de formalizar a apresentação oficial do Cônsul Geral de Angola em Lisboa naquela Ilha.

O Sr. Cônsul Geral, esteve ladeado pelo Sr. Mário Silva, Vice-Cônsul do Sector das Comunidades, pelas Sras. Constância Van-Dúnem, Vice-Cônsul do Sector do Notariado, Andrina Rescova, Responsável do Sector de Estudantes da Embaixada da República de Angola em Portugal e Emerene Simão, Técnica do Sector das Comunidades.

Na ocasião, o Cônsul Geral, ofereceu uma peça artesanal “o Pensador”, que é um dos símbolos da República de Angola. De igual modo, recebeu do Adjunto do Secretário Regional, Dr. Sancho Gomes, um Livro que retrata a Região Autónoma da Madeira.

Durante esta visita realizaram-se os primeiros Actos Consulares Itinerantes no Funchal, nas Instalações da Associação Recreativa e Cultural dos Africanos na Madeira (A.C.R.A.M), com o objectivo de auxiliar os cidadãos da Comunidade Angolana a actualizarem os seus documentos de identificação, o que auxiliará regularizar a sua situação documental de legalização em território Português.

Estiveram presentes na actividade representantes locais do Governo Regional da Madeira, nomeadamente a Dra. Magna Castro, Dra. Celina Cruz e a Dra. Fabiana Sousa, Centro do Centro das Comunidades Madeirenses em representação ao Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, membros da C.AM e os seus associados.

Registaram-se 53 actos consulares, nomeadamente: informações, emissão /reemissão de cartão de inscrição consular e passaportes, registo de nascimento por transcrição, remessa de nascimento, registo criminal e exposição por escrito dirigida ao Cônsul Geral.

No final da visita, o Sr. Mário Silva, Vice-Cônsul do Sector das Comunidades em nome do Cônsul Geral, Dr. Narciso do Espírito Santo Júnior garantiu que a Comunidade Angolana residente na Ilha da Madeira, poderá contar com o apoio do C.G.A.L.

FacebookTwitterGoogle+