Angola pode alcançar auto-suficiência na produção de ovos em 2017

FOTO: CEDIDA PELO JA

FOTO: CEDIDA PELO JA

O ministro da Economia, Abrahão Gourgel admitiu hoje, terça-feira, que o investimento do Governo angolano na produção de ovos permitirá alcançar a auto-suficiência no primeiro trimestre de 2017.

Em declarações à imprensa, o governante afirmou que actualmente são produzidos um milhão e 500 mil ovos por dia, salientando que o Estado tem estado a financiar empresas certificadas neste ramo, através do Programa Angola Investe.

Em relação à produção de frangos, o ministro admitiu haver alguns constrangimentos em equipamentos e financiamentos com os quais se debatem os empresários. “O Executivo vai solucionar tal situação dentro de pouco tempo, aferindo ser também pretensão do Governo atingir a auto-suficiência na produção de frangos”, referiu.

Segundo Abrahão Gourgel, o Estado, através do Ministério da Economia, está a priorizar as empresas que pretendem contribuírem na produção de ovos e de frangos. Durante a estada na região, o ministro da Economia inteirou-se do andamento das obras da fábrica de água mineral, de uma serração, da estação de serviço  “Faztudo”, do complexo hoteleiro da “AGP”, Safri Metal e a construção de um instituto médio politécnico.

FacebookTwitterGoogle+