Angola e UNESCO avaliam execução de projectos culturais

Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para área Social

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, avaliou, esta segunda-feira, a carteira de projectos culturais e a cooperação com o presidente da Comissão Executiva da Organização das Nações Unidas para a Ciência e Educação (UNESCO), Santiago Mourão.

Durante o encontro que aconteceu à margem da segunda edição da Bienal de Luanda, as duas entidades convergiram na necessidade do trabalho conjunto na estruturação de projectos e em acções de promoção, preservação e valorização do património e da identidade cultural.

Carolina Cerqueira avançou que Angola espera contar, como sempre, com o apoio da UNESCO para a concretização de projectos em carteira, no quadro da cooperação.

O presidente da Conferência Geral da UNESCO, Santiago Mourão, manifestou total disponibilidade para apoiar Angola nos mais variados domínios, com particularidade para a promoção, preservação e divulgação dos bens culturais e da promoção da cultura de paz.

Santiago Mourão, que falava à imprensa no final da  audiência, manifestou ainda satisfação pelo compromisso assumido pelo Estado Angolano em relação a Bienal de Luanda.

Para o também embaixador do Brasil junto da UNESCO, trata-se de uma iniciativa louvável do governo angolano que responde aos apelos da ONU em relação a promoção de cultura de paz no mundo, em particular em África.

Por seu turno, a embaixadora de Angola junto da UNESCO, Ana Maria de Oliveira, afirmou que o país deverá tirar proveito das iniciativas promovidas pela organização, destacando as acções de formação e capacitação de quadros, bem como de preservação do património cultural.

O diplomata brasileiro está em Angola no quadro da segunda edição da Bienal de Luanda-Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz que decorre, desde sábado, 27, na capital angolana.

FacebookTwitterGoogle+