Angola e Uganda assinam Memorando sobre Consultas Políticas e Diplomáticas

Luanda – A República de Angola e o Uganda assinaram, terça-feira última, em Kampala, um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas e Diplomáticas regulares, com vista a reforçar as relações de cooperação entre os dois países, à luz das cartas da União Africana (UA) e Organização das Nações Unidas (ONU).

A informação vem expressa numa nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores (MIREX), distribuída hoje, quarta-feira, em Luanda, a qual frisa que o documento foi assinado pelo ministro Georges Chikoti e o seu homólogo ugandês, Sam Kutesa.

O diplomata angolano cumpre no Uganda a sua terceira etapa de um périplo iniciado, no dia 10 do corrente mês, e que o levará a sete países africanos da Região Central e da região dos Grandes Lagos.

O documento refere que ambos os governantes, na oportunidade, analisaram, em privado, questões que dominam a acção da Comissão Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), nomeadamente a actual situação de paz e segurança na RDC e Sudão do Sul, bem como a violência na República Centro-Africana.

A fonte acrescenta que Georges Chikoti e Sam Kutesa aproveitaram para trocar também impressões versadas a questões bilaterais de cooperação, entre os respectivos estados, nos sectores dos petróleos e gás, investimentos nas áreas do comércio, banca, transportes aéreos e desenvolvimento de recursos minerais, bem como na agro-indústria, entre outras esferas das economias respectivas.

FacebookTwitterGoogle+