Angola e Portugal preparam novo acordo no domínio militar

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, RECEBE MINISTRO DA DEFESA DE PORTUGAL FOTO: PEDRO PARENTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, RECEBE MINISTRO DA DEFESA DE PORTUGAL
FOTO: PEDRO PARENTE

14 Maio de 2018 | 15h47 – Actualizado em 14 Maio de 2018 | 18h25

Um novo acordo-quadro no domínio militar entre Angola e Portugal será rubricado nesta semana, em Luanda, afirmou o ministro da Defesa português, José Azeredo Lopes.

A informação foi prestada à imprensa nesta segunda-feira pelo governante luso no final de um encontro com o Presidente da República, João Lourenço.

Segundo José Azeredo Lopes no foco do acordo estarão, entre outras, áreas ligadas à segurança marítima e  ciber defesa.

Ainda sobre a cooperação entre os dois Estados, o ministro referiu ser mutuamente vantajosa.

A visita de José Azeredo Lopes a Angola é a primeira de um governante português depois de ter sido suspensa para reagendamento, a pedido das autoridades angolanas, em Janeiro, uma deslocação da ministra da Justiça portuguesa ao país.

A deslocação de Azeredo Lopes já estava prevista antes da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, conhecida na quinta-feira, de que o processo do ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, arguido na Operação Fizz, seria enviado para Angola.

Numa outra audiência, o Presidente João Lourenço recebeu a cantora angolana Yola Semedo que, na ocasião, ofereceu ao estadista angolano a sua mais recente obra discográfica intitulada “Sem Medo”.

A artista reconheceu, no final do encontro, a força de vontade do Presidente João Lourenço no apoio que tem prestado aos fazedoras de cultura no país.

 

FacebookTwitterGoogle+