Angola e Portugal abordam fortalecimento da cooperação cultural

Os ministros da Cultura de Angola e de Portugal, Carolina Cerqueira e Luís Filipe Castro Mendes, abordaram segunda-feira, em Lisboa, durante uma audiência de cortesia, o fortalecimento das relações culturais e a promoção da candidatura da Cidade de Mbanza Kongo a Património mundial.

Da reunião resulta o compromisso de reforçar a relação cultural entre os países com maior foco nas áreas de formação e capacitação técnica em particular em  património, arquivos e bibliotecas.

Durante o encontro entre os dois ministros realizada no Palácio da Ajuda, sede do Ministério   da Cultura, a ministra angolana prestou informações detalhadas sobre o processo de candidatura de M Banza Kongo, que está numa fase decisiva para a sua avaliação no próximo ano na reunião do Comité Executivo da Unesco a realizar se em Varsóvia, Polónia.

A ministra Carolina Cerqueira sublinhou a memória histórica e arqueológica de MBanza Kongo e o impacto futuro do ponto de vista social, económico e cultural do projecto, que prestigiará não só Angola  mas a região da África Central e o continente africano, constituindo uma referência para a História da Humanidade em geral.

Carolina Cerqueira Informou igualmente que são inúmeras as referências do antigo Reino do Kongo na civilização de países devolutos continentes, particularmente da América e as referências históricas da ancestralidade portuguesa espalmada na memória do antigo Reino deve Mbanza Kongo ,cujo acervo  deverá ser resgatado, investigação e preservada de forma perene, para informação e conhecimento das futuras gerações.

Por seu turno, o ministro português  garantiu o apoio incondicionalmente de  Portugal a candidatura de Mbanza Kongo e disponibilizou-se a promover estudos de investigação e para a conservação e preservação do sítio  histórico que está ligado a história comum dos dois países.

Filipe Castro Mendes destacou ainda o reforço das relações de intercâmbio, troca de informações e cooperação no domínio cultural, tendo identificado as áreas das Bibliotecas, Arquivo,  folclore e papel do sector privado no desenvolvimento de projectos culturais como prioritários.

O ministro garantiu que através do Instituto Camões, as duas instituições  poderão identificar e promover iniciativas culturais sólidas e profícuas.

Acompanharam a ministra carolina Cerqueira a ministra Conselheira da Embaixada de Angola em Portugal , Isabel Godinho, e quadros seniores do Ministério angolano da Cultura.

FacebookTwitterGoogle+