Angola e Japão assinam notas verbais de empréstimos

FOTO: PEDRO PARENTE/ARQUIVO

FOTO: PEDRO PARENTE/ARQUIVO

As repúblicas de Angola e do Japão irão proceder a assinatura e troca de Notas Verbais, referente ao empréstimo japonês concedido ao país, no montante de vinte e três mil seiscentos e quarenta milhões de Yenes (Y.23.640.000.000,00).

Segundo uma nota de imprensa da Direcção de Comunicação Institucional e de Informação do Ministério das Relações Exteriores, chegada hoje, quinta-feira, a Angop, em Luanda, serão signatários do documento, pela parte angolana, a secretária de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação, Ângela Bragança, e o encarregado de Negócios da Embaixada do Japão em Angola, Tekesh Kondo.

A cerimónia de assinatura das notas verbais terá lugar na sexta-feira (dia 31), no Salão Nobre do Ministério das Relações Exteriores de Angola.

O referido empréstimo será concedido por via da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA, na sigla em inglês), com o propósito de apoiar o Executivo angolano no seu programa de reforma, no quadro do apoio ao sector energético elaborado pela JICA e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

O Japão é a terceira maior economia do mundo e um dos principais parceiros económicos e comerciais com quem Angola tem laços de cooperação, em distintos domínios. As relações diplomáticas e de cooperação entre a República de Angola e do Japão datam de Setembro de 1976, seguindo-se a abertura da Embaixada de Angola no Japão, em Novembro de 2000.

No seguimento do reforço das relações diplomáticas e de cooperação, em 2005, deu-se a abertura da Embaixada do Japão em Angola e, em 2007, os escritórios de representação da JICA. A JICA patrocina projectos em execução em Angola, nos mais variados sectores, nomeadamente da educação, construção civil, trabalho e segurança social, minas e saúde.

FacebookTwitterGoogle+