Angola e Gana reafirmam reforço da cooperação económica

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR) RECEBE HOMÓLOGO DO GANA, NANA ADDO DANKWA AKUFO-ADDO FOTO: FRANCISCO MIUDO

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR) RECEBE HOMÓLOGO DO GANA, NANA ADDO DANKWA AKUFO-ADDO
FOTO: FRANCISCO MIUDO

09 Agosto de 2019 | 17h37 – Actualizado em 09 Agosto de 2019 | 17h35

Os Presidentes das Repúblicas de Angola, João Lourenço, e do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, reafirmaram, nesta sexta-feira, em Luanda, o interesse de ver reforçada a cooperação entre os dois povos, com vantagens recíprocas.

Os dois estadistas falavam à imprensa após a assinatura dos acordos de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, de cooperação no domínio da educação e para a implementação da comissão bilateral.

João Lourenço declarou que os dois países têm potencial económico, cabendo aos políticos a responsabilidade de reforçar a aproximação dos dois países.

Manifestou o interesse de Angola apreender os métodos e normas ganenses nos domínios da educação e disse aceitar o convite que lhe foi feito pelo seu homólogo para visitar o Gana, em data a acordar pelas respectivas diplomacias.

Por seu lado, o Presidente Nana Akufo-Addo, falou da necessidade de identificação de áreas potenciais de cooperação.

Defendeu a disciplina na gestão dos recursos dos países para transformar a economia produtora e exportadora de matéria-prima em diversificada e industrializada.

A título de exemplo, referiu, tais políticas vão garantir ganhos no seu país, em domínios como os da estabilidade da moeda.

Valorizou a aposta na agricultura como a chave para uma economia mais robusta e diversificada.

Angola e Gana assinaram, em 2010, dois instrumentos jurídicos relativos à cooperação bilateral, designadamente o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural e o Memorando de Entendimento sobre Consultas Permanentes entre os Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.

Independente do Reino Unido desde 6 de Março de 1957, o Gana é um país da África Ocidental membro da Comissão do Golfo da Guiné, organização com sede na capital angolana, Luanda.

O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo realizou uma visita de 48 horas, à Angola, a convite do seu homólogo angolano.

FacebookTwitterGoogle+