Angola e França realizam consultas bilaterais em Paris

ARTE DAS BANDEIRAS DE ANGOLA E DA FRANÇA FOTO: DIVULGAÇÃO

ARTE DAS BANDEIRAS DE ANGOLA E DA FRANÇA
FOTO: DIVULGAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 Maio de 2019 | 10h32 – Actualizado em 15 Maio de 2019 | 14h40

As Repúblicas de Angola e de França realizam hoje e quinta-feira (dias 15 e 16), em Paris, consultas políticas bilaterais e multissectoriais no âmbito da cooperação existente, essencialmente, nas áreas do comércio, finanças e agricultura.

Para o efeito, deixou na madruga desta quarta-feira Luanda, com destino a capital francesa, uma delegação multisectorial, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Numa nota a que a Angop teve acesso no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Mirex refere que serão abordados aspectos ligados à parceria económica existente entre os dois Estados, questões que têm a ver com a situação político-militar e social nas Repúblicas Democrática do Congo, Centro Africana, Zimbabwe, Burundi, entre outros assuntos.

Temas como a União Europeia pós-Brexit, as eleições europeias, entre 23 e 26 de Maio, a luta contra o terrorismo e a gestão da imigração na Europa estarão igualmente em debate.

À margem das conversações, o ministro das Relações Exteriores de Angola vai manter alguns encontros bilaterais, com destaque para a audiência com o seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.

As relações diplomáticas entre ambos os países foram estabelecidas em Fevereiro de 1976, depois de a França ter reconhecido a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, mas só em 1982 foram criadas as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.

A cooperação desenvolve-se nas áreas da saúde, águas, saneamento básico, ensino superior, formação de quadros, ciência e tecnologia, petróleos, transportes, comércio, indústria e telecomunicações.

FacebookTwitterGoogle+