Angola com os maiores bancos de África

Sete bancos de Angola e um de Moçambique integram a lista dos cem maiores de África por capital social da revista “African Business”, publicada na edição de Outubro.

A lista é liderada pelo Standard Bank, da África do Sul, país que tem cinco instituições bancárias entre os dez primeiros lugares, sendo que os quatro restantes são preenchidos pelo Barclays Africa, FirstRand, Nedbank e Investec South África.
Os outros cinco lugares dos dez primeiros são ocupados por três bancos de Marrocos, um da Nigéria e outro da Argélia. Reportada a 31 de Dezembro de 2013, o primeiro banco desta lista tinha um capital social de 12.998 milhões de dólares (1,299 triliões de kwanzas), enquanto o primeiro de Angola – BESA – tinha um capital de 1.022 milhões de dólares (102 mil milhões de kwanzas) e o único de Moçambique um capital social de 403 milhões de dólares (40,3 mil milhões de kwanzas).
O primeiro banco de um país de língua portuguesa a aparecer é, na 26ª posição, o Banco Espírito Santo Angola (BESA), actualmente numa situação complicada na sequência da divisão do português Banco Espírito Santo em duas instituições – uma com os activos bons e outra com os maus.
Depois do BESA surgem o Banco Angolano de Investimentos (29º lugar), Banco de Poupança e Crédito (BPC – 32º), Banco BIC (41º), Banco de Fomento Angola (42º), Banco Millennium Angola (BMA – 74º) e Banco Privado Atlântico (BPA - 77º).
O único banco de Moçambique incluído nesta lista – Millenium bim – surge na 57ª posição.

FacebookTwitterGoogle+