Angola assume presidência africana junto das agências da ONU

FONTE: Wikimedia Commons

FONTE: Wikimedia Commons

22 Março de 2018 | 20h32 – Actualizado em 22 Março de 2018 | 20h32

A República de Angola assumiu hoje a presidência do grupo dos embaixadores africanos acreditados junto das agências das Nações Unidas em Roma, Itália.

Ao assumir o novo mandato na cerimónia realizada  na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o embaixador de Angola, Florêncio de Almeida, agradeceu o seu homólogo dos Camarões,  presidente cessante,  pelo “excelente trabalho desenvolvido de forma digna e reconhecida competência”.

Na sua intervenção, Florêncio de Almeida elencou as principais acções a desenvolver durante o mandato de Angola, destacando a mobilização de todos os membros do grupo em torno do cumprimento da Agenda 2063 da União Africana e dar maior visibilidade e representatividade junto das  agências da ONU e dos grupos regionais.

A presidência de Angola pretende reforçar a participação do Grupo Africano junto das agências das Nações Unidas em Roma, para que contribuam para o desenvolvimento da agricultura e a eliminação da fome e da pobreza em África, em concordância com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda Africana para 2063.

Ainda no quadro do seu mandato, o novo presidente do Grupo Africano prometeu  também trabalhar para que sejam contratados um maior número de quadros africanos nas agências da ONU (FAO, FIDA e PAM ) em Roma  e a nível regional.

Angola vai dinamizar a participação do grupo africano nas principais actividades das agências e harmonizar posições entre os seus membros, assim como com outras regiões sobre os principais temas em debate. Vai ainda desenvolver acções  para que os programas e prioridades das três agências recaiam na transformação das áreas rurais em África e na melhoria da produtividade agrícola.

O diplomata angolano prometeu igualmente tudo fazer para continuar a dignificar o bom nome do Grupo Africano e de África, em geral, conferindo-lhes a visibilidade que merecem, e  apelou à colaboração de todos.

O Grupo Africano junto das agências das Nações Unidas sediadas em Roma, é composto pelas representações permanentes em Roma dos países membros e está subdividido em cinco sub-regiões, nomeadamente África Central, África do Este, África do Norte, África Austral e África Ocidental.

Tem por objectivo promover os interesses comuns dos Estados africanos junto das agências da ONU, fortalecer a cooperação entre os países da região com essas agências, com vista a aprimorar o desenvolvimento económico, científico, tecnológico, social e cultural de África.

Além da FAO, Florêncio de Almeida é também representante permanente de Angola junto do Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do Programa Alimentar Mundial (PAM) e embaixador nas Repúblicas italiana, Malta e San Marino.

FacebookTwitterGoogle+