Angola aposta na promoção da paz mundial

A República de Angola está empenhada em promover a paz mundial, por via da concertação e da prevenção de conflitos, afirmou esta terça-feira, em Luanda, o director Nacional de Política de Defesa, do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, Barbosa Epalanga.

​De acordo com o brigadeiro que presidia à cerimónia de ​acreditação de adidos de Defesa das embaixadas da Nigéria  e da Turquia em Angola, o país sempre pautou pela paz mundial a todo custo, mas sem pré-condições.

Foram, esta terça-feira, acreditados oficialmente, pelo Ministério da Defesa Nacional  e do​s​ Veteranos da Pátria,  como adidos de Defesa das Repúblicas da Nigéria e da Turquia, respectivamente, o capitão de Mar e Guerra Badamasi Ishaq Yahuza, e do tenente-coronel Kömür Çelik,  que concomitantemente iniciaram funções hoje.

O responsável angolano  afirmou que ​esta actividade enquadra-se​ ​​no reforço das relações diplomáticas  que Angola tem com os ​dois países, ressaltando que ambos são muito importantes​ por, do ponto de vista geoestratégico, estarem representa​dos em organizações de peso, em África e no Mundo.

Deu como exemplo a Nigéria, como potência regional, inserida na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO​)​ e no Golfo da Guiné.

​Quanto à Turquia, reconheceu, é um país  ​pertencente à Ásia e à Europa, com uma economia estável e uma indústria muito desenvolvida e membro activo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ou NATO na sigla em inglês.

Para concluir,  sublinhou  que  a República de Angola está preocupada com a proliferação do terrorismo e das mudanças inconstitucionais que tem surgido no continente africano.

Lembrou que por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e com o apoio da União Africana teve lugar uma cimeira sobre o assunto em Malabo, Guiné Equatorial.

Angola/Nigéria

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.

Angola/Turquia

As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideradas boas e ambos os governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios.

Além de outros instrumentos, os dois estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.

FacebookTwitterGoogle+