Agência Fitch cortou a nota de risco Angola

A agência de classificação de risco Fitch passou a perspectiva de dívida de longo prazo de Angola de positiva, atribuída de forma consecutiva ao longo dos últimos dois anos, para estável.

A nota da dívida de Angola deixa assim de ser BB+ e passa a ser BB- principalmente devido a um esperado abrandamento do crescimento do PIB, anunciou a agência de rating.

A Fitch calcula que a economia angolana deve crescer 5,5 por cento este ano e 5,7 por cento em 2015, alicerçado em iniciativas do Executivo centradas na agricultura, aumento da despesa com infra-estrutura, particularmente nas estradas e na energia.

“A previsão de crescimento [da economia de Angola] de quase nove por cento para 2014 parece demasiado optimista, pois a produção de petróleo vai expandir-se apenas ligeiramente”, adverte a Fitch.

Os analistas elogiaram a política monetária restritiva e a estabilidade das taxas de câmbio, que mantiveram a inflação pelo segundo ano consecutivo com um dígito (7,7 por cento no ano passado).

A agência de classificação de risco também reconhece que “foram aprovadas reformas para melhorar a gestão da dívida pública” acumulada entre 2010 e 2012, principalmente pelo Ministério da Construção: “as dívidas vencidas reflectem mais do que escassez de liquidez, tendo as autoridades pago 4,44 mil milhões de dólares no final de 2013”, escreveu a Fitch Ratings.

FacebookTwitterGoogle+