Angola e Noruega mantêm excelentes laços de cooperação económica

HAVARD HOKSNES,MINISTRO CONSELHEIRO DA EMBAIXADA NORUEGUESA FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

HAVARD HOKSNES,MINISTRO CONSELHEIRO DA EMBAIXADA NORUEGUESA
FOTO: ROSARIO DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19 Setembro de 2018 | 15h26 – Actualizado em 19 Setembro de 2018 | 15h26

As repúblicas de Angola e da Noruega mantêm excelentes laços de cooperação económica, fruto da parceria estabelecida no sector dos petróleos e do comércio.

A afirmação foi feita hoje, quarta-feira, na cidade do Huambo, pelo ministro conselheiro da embaixada norueguesa, Havard Hoksnes, no final de um encontro com a vice-governadora local para o sector Político, Económico e Social, Maricel da Silva Capama.

Segundo o diplomata, Angola contínua a ser, a nível de África, o parceiro económico mais importante da Noruega, referindo que, além do sector dos petróleos, os dois países estabelecem relações de cooperação nos domínios da energia, pesca e da justiça, com a potencialização de uma sociedade civil cada vez mais forte para a nação angolana.

No sector privado, Havard Hoksnes disse que o seu país criou um fundo de, aproximadamente, 50 milhões de dólares norte-americanos, para investir nas companhias petrolíferas angolanas, de modo a aumentarem os níveis de produção e, deste modo, captar-se mais investimento.

Angola e Noruega estabeleceram as suas relações em 1977. O diplomata fez-se acompanhar de membros do sindicato norueguês e da SOS, principal financiador das aldeias SOS Angola, que albergam crianças que perderam os cuidados parentais.

FacebookTwitterGoogle+