Chuvas acima da média provocam constrangimentos no país

CHUVAS CAUSAM DANOS PELO PAÍS  FOTO: LUCAS NETO

CHUVAS CAUSAM DANOS PELO PAÍS
FOTO: LUCAS NETO

As chuvas acima da média que se registam no país e a deficiente macrodrenagem das cidades estão na base de situações de alagamento e inundações que têm afectado tanto o sector residencial como as infra-estruturas socioeconómicas, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, o comandante do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.

Segundo o comissário bombeiro principal, Bênção Abílio, que falava à imprensa, durante a cerimónia de abertura do ano instrutivo 2018, na Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, em Viana, embora haja a lamentar algumas mortes, o efectivo tem conseguido dar resposta satisfatória às inúmeras solicitações dos cidadãos.

Bênção Abílio disse que a situação mais preocupante regista-se na região centro do país, onde há grande incidência de descargas atmosféricas e, por isso, aconselhou a população a afastar-se de áreas abertas, como é o caso de piscinas, quando está a chover.

“A nossa maior preocupação reside na província do Huambo, pois o Alto Hama é o ponto mais elevado do nosso país em termos de relevo e regista muitas descargas eléctricas, pelo que mais uma vez, apelamos à população a não se abrigar debaixo de árvores quando chove e que procurem locais seguros”, alertou.

Em termos de meios técnicos, o comissário reconheceu haver algum deficit, mas com o que possuem têm conseguido dar respostas às inúmeras solicitações da população.

Entretanto, para o ano de instrução 2018, o director da Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Valentim Xavier, adiantou que estão programadas 20 acções formativas que vão beneficiar mil 390 efectivos, nos domínios de combate a incêndios, salvamento e resgate terrestre, em altura, superfície aquática e em águas profundas.

Fez saber que atendimento pré-hospitalar em sinistros, intervenção em acidentes com materiais perigosos, superação em direcção e mando, assim como formação pedagógica de formadores, são outros cursos a serem ministrados no corrente ano.

Com as acções programadas, ressaltou, espera-se a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e formas de comportamento exigidos dos efectivos para o exercício das funções da referida actividade profissional.

Em 2017, a Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, afecta ao Ministério do Interior, formou mil e 46 efectivos, dos quais 739 homens e 306 mulheres, nas especialidades de bombeiro sapador, inspector de prevenção, perícia de investigação de incêndios, operações com materiais perigosos, resgate e salvamento terrestre e em altura, dentre outros cursos.

Em Luanda, segundo dados do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, as últimas chuvas provocaram oito mortes, bem como a inundação de três mil residências, o desabamento de quatro outras e 300 famílias desalojadas a nível de quase todos os municípios.

FacebookTwitterGoogle+